15 dezembro 2011

NINA, PERSONAGEM MARCANTE DE NOSSAS VIDA




"Em mim, Andrei e em Vassili ficou impregnada, profundamente, a característica fundamental de Nina: a determinação de viver intensamente a sua existência.

Sua essência maior era o poder de tomar decisões firmes e inteligentes. Em todos os aspectos! Na vida pessoal, enquanto mulher e mãe, nunca deixou de ser um esplendor de segurança, firmeza, ternura e amor. Porém, sempre se nos apresentava como a pessoa em quem podíamos nos espelhar, nos momentos de dúvidas e de indecisões.

Nina, acima de tudo, era expressão de uma coragem fundamentada na inteligência e na sabedora de quem sabe o que quer. Nunca admitia protelações, quando o momento exigia decisões rápidas.

Impressionava-nos pela capacidade de aprender rapidamente e de mostrar convicções naquilo em que acreditava. Para marido e filhos, era gratificante sentir que ela tinha sempre a decisão mais acertada. Sofria quando, convicta de suas ideias, não era compreendida. Mas esperava, calada, o aparecer da verdade. Traçou com coragem e sabedoria todo o roteiro do resto da sua vida ao saber que tinha apenas alguns anos no convívio conosco. Porém, nunca deixou de viver intensamente a vida".

Salomão Gurgel Piheiro (Esposo)